Projeto Aprender a Inovar

O projeto API pretende a melhoria da capacitação docente na área da criação de ambientes inovadores de aprendizagem e na área da comunicação, liderança e gestão das aprendizagens dos alunos. Espera-se que esta capacitação possa contribuir para uma formação mais adequada dos nossos alunos às exigências e complexidade do mundo atual, quer em termos de competências (trabalho colaborativo, criatividade, pensamento crítico e assertividade),  quer em termos de destrezas (alfabetização tecnológica, científica, cultural e cívica).

O desenvolvimento profissional docente é, assim, um dos fatores essenciais à melhoria da escola no sentido da sua maior capacidade de resposta a novos desafios, à necessidade de adoção de práticas focalizadas na preparação dos alunos para as exigências do séc. XXI.

Está previsto o envolvimento de 30 profissionais em formação no estrangeiro; prevê-se a mobilidade de docentes de várias áreas de formação e departamentos, que desempenhem funções de coordenação e que, pela sua capacidade de iniciativa e representatividade nos vários grupos disciplinares, são indutores de mudança de práticas em outros docentes.