Early School Leaving- Abandono Escolar

Aterragem em Praga, às 14 h, no dia 14 de julho de 2019. Na bagagem, vontade de conhecer a cidade, as pessoas, o contexto, as realidades de outros países, pontos fortes e fracos, partilha de métodos, experiências… Cinco dias. Muitas expectativas…Tema do Curso – O Abandono Escolar. Objetivo- prevenir/combater o abandono escolar.

          Na sala, professores de várias nacionalidades e de diferentes níveis de ensino, desde o pré-escolar até ao secundário – Roménia, Hungria, Grécia, Espanha e Portugal. A metodologia utilizada foi baseada no learning by doing. Como prática frequente, refira-se o trabalho de grupo, a rotatividade nos grupos, a execução das diferentes atividades, após breve explicação das duas formadoras, os momentos de reflexão, debate, partilha e, ainda, algumas atividades desenvolvidas no exterior. A partilha/ reflexão de alegrias e tristezas, sucessos e insucessos revelou união e consciência do quanto esta profissão é exigente e, em simultâneo, um permanente desafio que marca a vida dos alunos para sempre. Dez módulos, maioritariamente relacionados com estratégias diversificadas que tornem os ambientes de aprendizagem mais motivadores, de modo a que os alunos se envolvam no processo, desenvolvam competências e se sintam felizes na escola. Entre estas estratégias, destacamos a aprendizagem por desafios, o trabalho colaborativo, o pensamento criativo, os projetos transdisciplinares, a aprendizagem por projetos, o ensino ativo e cooperativo; o uso das TIC (plickers, goosechase, quiz e student socrative). https://www.facebook.com/ITCErasmus/videos/3189380691102351/

          Satisfação pessoal e profissional por constatarmos que muitas das nossas práticas têm como linhas orientadoras as que são preconizadas na Europa. De facto, na nossa realidade local, multicultural, ainda que com falta de alguns recursos e algumas resistências (tal como nos outros países), estamos a utilizar metodologias em que os alunos se envolvem e constroem o seu percurso, sendo de registar o valor residual do abandono escolar.

               Regresso a 20 de julho com as malas mais cheias de experiência (s), cultura (s), partilha (s) e desejo de voo (s)…mais altos… ainda.

As professoras,

Ivone Elói e Maria Fernanda Cruz