Job Shadowing – uma experiência para a vida

O sistema educativo está em constante evolução e, nós, profissionais da educação, temos o dever de acompanhar esse desenvolvimento, indo ao encontro das novas necessidades dos nossos jovens para que possam fazer aprendizagens significativas.

“Job shadowing”, atividade promovida pelo projeto Erasmus+ permitiu-me contactar com a realidade da educação de outro país. Neste caso em particular, Hammarskolan, Surahammars kommun, na Suécia. Durante uma semana, foi possível observar aulas de diversas disciplinas e perceber como funciona o sistema, as estratégias utilizadas e comparar com o que é feito no nosso país e na nossa escola em particular. Foi uma semana de muita aprendizagem e também de confirmação de que o caminho está na utilização das novas tecnologias na sala de aula, na aprendizagem colaborativa e centrada no aluno e, consequentemente, numa avaliação cada vez mais formativa e interdisciplinar.

O Projeto Erasmus+ permite-nos evoluir enquanto profissionais, mas também enquanto seres pensantes, por isso, o trabalho dos responsáveis pelo mesmo, na escola, deve ser valorizado e cada docente deve aproveitar esta oportunidade de aprendizagem que abre horizontes para si próprio, para os alunos e, ainda, para a escola.

Fátima Alendouro