STRUCTURED COURSE: Structured Educational Visit to Schools/Institutes & and Training Seminars, in Finland

No âmbito do ERASMUS + K1 participamos no Curso Structured Educational Visit to Schools/Institutes& Training Seminar in Finland”, na cidade de Helsínquia, entre 07/10/2018 to 13/10/2018.

Foi muito intenso! Não há palavras, nem imagens que possa traduzir o que vivemos, sentimos, aprendemos e partilhamos ao longo destes sete dias. Apresentamos agora algumas das aprendizagens que fizemos a partir do que  vivenciamos e observamos!

Aprofundamos o conhecimentos acerca do organização e funcionamento do sistema educativo Finlandês e dos programas de desenvolvimento e de apoio à educação, durante os Seminários mas sobretudos nas visitas realizadas a várias escolas na área metropolitana de Helsínquia. As visitas guiadas na cidade de Helsínquia, à povoação de Porvoo, à Fortaleza de Suomenlinna e também a Tallinn, na Estónia, permitiram-nos perceber e enquadrar a importância da História deste povo nas diferentes dimensões da Vida Pública e sobretudo nos quatro valores em que se baseia a sociedade da Finlândia: justiça, educação, paz, trabalho e muita determinação (SISU). (Sisu é um termo sem tradução para o português, e é usado há vários séculos no país. Está relacionado com a combinação de coragem, resiliência, tenacidade e perseverança (…) e uma mentalidade orientada para a ação quando se está perante um desafio aparentemente além das nossas capacidades. 

Estes valores transversais a toda a Sociedade e fundamentais no processo de desenvolvimento e sustentabilidade do País e das gerações futuras, são muito visíveis na Educação e nas diferentes formas e caminhos que políticos, pais, professores, alunos e sociedade em geral encontram para o sucesso educativo e para o bem-estar comum. 

Nas visitas que realizámos às Escolas de SeponKoulu / Seppo, NiittykummunKoulu / Nitttiykumpu e MaininginKoulu / Mainink (da educação pré-escolar ao Secundário) pudemos observar, questionar e compreender o modo de funcionamento, os referenciais curriculares nacionais, a organização pedagógica, as metodologias e as modalidades de trabalho que as caraterizavam. Os contextos educativos, formais e informais tão diversos quanto os espaços e os contextos existentes na escola e na comunidade viabilizam e dão corpo à autonomia, à responsabilidade, ao interesse e motivação para a aprendizagem e traduzem-se em verdadeiros percursos de co construção e gestão do currículo e das aprendizagens. 

Salas de aula de áreas diversas, bem equipadas, confortáveis e com configurações diversas, permitiam   uma abordagem transversal e personalizada do currículo, onde cada aluno ou grupo de alunos podem optar pelas diversas estratégias, ambientes e modalidade de trabalhos disponíveis. As atividades ao ar livre, quase independentemente das condições climatéricas, tanto nos espaços circundantes à escola como na comunidade, assumem-se também como espaços educativos por excelência.

Além da autonomia, responsabilidade, interesse e motivação das crianças para a aprendizagem nos diferentes contextos foi possível observar na prática e rotinas quotidianas, o sentimento de pertença e de preocupação com o “bem comum” assumindo com naturalidade tarefas de arrumação, limpeza e cuidado de espaços, materiais e equipamentos.

Do que foi posível observar, relativamente aos alunos com “specialneeds” destaco a resposta altamente qualificada e de grande respeito pelos alunos, especialmente com perturbação do espectro do autismo.

Numa outra dimensão, a frequência deste programa Erasmus, foi igualmente importante e significativo pelo trabalho colaborativo e de reflexividade que desenvolvemos em diferentes momentos com professores e diretores dos restantes catorze países participantes. Para além do conhecimento das especificidades de organização e funcionamento dos diferentes sistemas educativos, compreendemos que os desafios e as exigências que se colocam à Educação e às Escolas na resposta à diversidade de alunos e à promoção de uma Educação Inclusiva, Equitativa e de Qualidade para Todos os alunos, são comuns a todos os Países.  Os mesmos referenciais internacionais (UNESCO, 2015, OCDE, 2017) a orientar as políticas públicas de educação dos diferentes países, traduzem a globalidade e a urgência da mudança de paradigma na Educação cuja centralidade é o aluno e a aprendizagem a que tentamos dar resposta também no nosso país. 

Olhando para o Caminho que fizemos e o que ainda temos que percorrer, reconhece-se a importância e impacto da participação neste Curso Programa de ERASMUS tanto para a melhoria da nossa atividade profissional como do Agrupamento no seu conjunto. É possível fazer diferente, fazer mais, melhor e de forma sistemática, o que tem que ser feito para que o sucesso de todos e de cada um dos nossos alunos seja cada vez mais uma realidade!

As redes de cooperação e partilha que criámos e que importa fortalecer e ampliar são outra das grandes potencialidades do Programa ERASMUS +K1.